Páginas

terça-feira, 20 de setembro de 2016

10 Dicas para uma boa alimentação infantil


Fonte: http://www.foodnetwork.com/healthy


No mundo atual onde o apelo consumista toma conta das nossas vidas. É difícil manter uma alimentação saudável e menos dependente de fast-foods e produtos industrializados em excesso.

Iniciar uma rotina de alimentação saudável com os pequenos nem sempre é fácil, mas traz resultados muito importantes na saúde e dia a dia da criançada.

Abaixo listo 10 formas de incentivar os pequenos a iniciar e manter hábitos alimentares mais saudáveis.




1. Apresentação do prato é importante (brincar com a comida)

Tente montar o prato de forma divertida. Imitando desenhos e figuras infantis como personagens e bonecos.

Use a imaginação para transformar legumes,  verduras e frutas e tornar a opção mais atrativa para as crianças. Isso pode fazer a hora da refeição menos difícil.
 Fonte: https://br.pinterest.com/popsugarmoms
 

2. Reduzir Doces 

Evite oferecer ou permitir que a criança coma em excesso  doces, balas ou outras guloseimas, principalmente antes das refeições. É importante saber oferecer o doce na medida e no  momento correto.

3 Evite Fast-Food.

Lojas de hambúrgueres, lanches rápidos, etc... são extremamente atrativos aos pequeninos, e muitas vezes aos grandes também. Cuide para não tornar isso um hábito e interferir na alimentação correta dentro de casa.

4. Provar novos alimentos

É comum a criança afirmar que não gosta de determinado alimento, sem nem mesmo ter provado. Nesta situação, insista para que prove, pois sem experimentar não vai saber o sabor. Procure em um mesmo alimento fazer várias outras preparações, como por exemplo, a batata pode ser em forma de nhoque, purê, assada, cozida, assim a criança tem a oportunidade de sentir o sabor e a textura de um mesmo alimento em diversas preparações e  escolher entre elas o que mais apreciou. 

5. Bebidas

Refrigerantes e sucos em caixinha tem marcado presença nas refeições das crianças, um hábito que deve ser evitado. O excessivo consumo deste tipo de bebida traz  uma série de problemas ao seu organismo como o  ganho de peso . Isso por conta da sua alta taxa de açúcar, conservantes e corantes. Dê preferência a sucos de fruta natural é muito mais saudável e rico em vitaminas. E não deixe de oferecer água, muitas vezes as crianças para não perder a brincadeira esquece de beber água e se hidratar. 

6. Prato variado


Para uma refeição saudável é preciso  apresentar a criança uma variedade de alimentos no prato . Sempre presente uma proteína (carne, peixe, frango, frutos do mar, ovo...) , leguminosa (feijões, ervilha,...) , Cereal (arroz, aveia, trigo...) e para finalizar vegetais a vontade. 

7. Preparação do alimento

 Faça com que a criança participe do preparo do alimento. Envolva a criança desde a compra dos ingredientes até a elaboração do prato. Isso ajuda na participação e dá um ar de importância para a criançada, fazendo com que deem mais valor a comida que eles mesmo ajudaram a preparar.



8. Sem distrações

 Faça as refeições à mesa, evitando televisores, tablet, ou celulares durante a alimentação.  O momento da refeição é para apreciar e saborear os alimentos.

9. Evite forçar a criança.

Quando a criança não quiser comer evite forçar a alimentação. Quando chegar nesse ponto é melhor evitar o conflito. Oriente e não desista. Aos poucos o pequenino vai se rendendo a mudança e essa alimentação mais saudável passará a ser parte normal do seu dia.

10. Dar o exemplo.

É difícil convencer as crianças a comer mais verdura, legumes e frutas, a alimentar-se a mesa, a comer devagar se nós mesmos não fazemos isso. As crianças vão imitar os adultos.  Isso vale para todos os membros da família. O exemplo é a forma mais persuasiva para o aprendizado. Desse modo a criança passa a aceitar melhor as regras e aos hábitos saudáveis.

               






Nenhum comentário:

Postar um comentário