pag levl

segunda-feira, 29 de fevereiro de 2016

Escondidinho de bacalhau


Chegou a hora de planejar o cardápio e preparar deliciosos pratos para fazer bonito nos almoços da Semana Santa e Páscoa. Estas são datas especiais que reunimos a família em volta de uma mesa farta de aromas e sabores. No calendário religioso muitos cristãos seguem a tradição de só comer peixes na “Semana Santa”. Pensando nisso, preparei este escondidinho de bacalhau que fica muito saboroso. Vai fazer bonito não só na “Semana Santa” como também em outras datas ou mesmo  em um almoço especial.  Confira a receita:



Ingredientes

1  kg mandioca cozida e amassada
1 garrafa de leite de coco (200 ml)
2 colheres sopa manteiga ou margarina
Sal a gosto




Descasque a mandioca e cozinhe em água e sal até ficar macio. Deixe escorrer a água e amasse a mandioca  com o garfo, formando um purê. Em uma panela, acrescente a mandioca a manteiga, o leite de coco e sal a gosto. Mexa até que fique homogêneo.  Reserve.


Ingredientes do recheio

1 kg bacalhau em lascas
½ cebola média picada em cubos
2 dentes de alho
3 colheres sopa de azeite
Sal a gosto
2 tomates sem pele e sem semente picados
½ xícara chá de pimentão vermelho picado
1 xícara chá de azeitona verde picada
1 xícara chá de azeitona preta picada
½ xícara chá de salsinha picada
200g de muçarela ralada
1 copo de requeijão cremoso

Em uma panela, frite com azeite a cebola e o alho. Acrescente o bacalhau dessalgado e desfiado e refogue. Acrescente os tomates sem pele e sem semente  e o pimentão vermelho. Se for necessário tempere com sal a gosto. Por último junte as azeitonas verdes, azeitonas  pretas e a salsinha picadinha. 


Montagem:


Em uma travessa coloque metade do purê de mandioca, outra camada de recheio de bacalhau, depois requeijão cremoso e o restante do purê de mandioca. Para finalizar, polvilhe muçarela ralada. Leve para gratinar. Pode ser no forno pré-aquecido a 180°C por aproximadamente 15 minutos ou no microondas por 4 minutos em potencia alta. Rende: 10 porções. Bom apetite!!!


Nenhum comentário:

Postar um comentário