pag levl

sábado, 23 de abril de 2016

Pão de triguilho



Não tem nada melhor do que um pão quentinho saindo do forno acompanhado de uma manteiga que derrete. Hummm... É de dar água na boca!!! Nós aqui em casa amamos um pãozinho caseiro. Tem quem acha difícil preparar um pão, vou te provar que é muito fácil só precisa seguir o passo a passo e não tem erro, pode confiar. Este pão de triguilho além de prático de preparar,  macio e super gostoso é um grande aliado ao combate à anemia, pois o triguilho é uma alimento rico em ferro, fibras, magnésio, ácido fólico, manganês, selênio e vitaminas do complexo B. Como se pode notar é um alimento muito saudável, uma ótima opção para incluir em sua dieta do dia a dia. Então...vamos lá, mãos à massa e prepare ainda hoje esta delícia de pão para saborear no lanche da tarde!!!! Confira a receita:


Ingredientes

50g de fermento biológico
3 colheres sopa de açúcar
1 colher sopa de sal (rasa)
½ xícara chá de óleo
1 xícara chá de leite morno
1 xícara chá de trigo para kibe
2 xícaras chá de água para hidratar o trigo para kibe
8 xícaras chá de farinha de trigo


Em uma vasilha coloque o trigo para kibe e a água para hidratar deixe por aproximadamente 2 horas. Escorra a água e esprema o trigo em uma peneira,  reserve. Em outra  vasilha dissolva o fermento biológico no açúcar, acrescente o sal, o leite morno, o óleo e o trigo para kibe já hidratado misture. Aos poucos acrescente a farinha de trigo e sove bem a massa até o ponto de desgrudar das mãos. Se necessário acrescente mais farinha de trigo. Divida em pequenas porções e modele no formato desejado. Acomode-os em uma forma enfarinhada, cubra com um pano e deixe descansar até dobrar de tamanho. Asse em forno médio por aproximadamente 50 minutos ou até dourar. Rende 30 pãezinhos.



Dika da Naka 
 

  • Se quiser pode assar a massa em forma de pão de forma.
  • Para saber o ponto certo de colocar a massa no forno para assar, utilizo uma técnica muito antiga, que aprendi com a minha avó. Quando terminar de modelar os pães faça uma doninha do tamanho de uma bolinha de gude e coloque dentro de um copo com água e espere, quando a bolinha de massa subir e flutuar sobre a água é sinal de que está no ponto de colocar a massa para assar.
  • Em dias de temperatura muito quente prefira preparar a massa com o leite em temperatura ambiente. Se o ambiente estiver frio prefira fazer com o leite morno, CUIDADO, não quente para que a massa cresça mais rapidamente. 

2 comentários:

  1. Amei a receita e gostaria de testar... uso fermento biológico granulado e gostaria de saber a equivalência em quantidades para substituir e se a farinha de trigo é integral. Bjus

    Parabéns pelas receitas maravilhosas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fátima, particularmente não gosto do fermento granulado, prefiro o fresco. Vou ficar te devendo esta resposta. E a farinha de trigo é a branca, se quiser substituir por farinha integral pode. Um beijo Fátima e obrigada pela visita!!!

      Excluir